Imagem capa - Essas dicas vão te ajudar a escolher o que vestir em um ensaio fotográfico sem estresse por Letícia Dutra
antes do ensaiodicasensaio feminino

Essas dicas vão te ajudar a escolher o que vestir em um ensaio fotográfico sem estresse

As roupas que usamos dizem muito sobre como gostamos de nos apresentar e como queremos ser vistas. É por este motivo que escolher as roupas a serem usadas em um ensaio fotográfico é uma missão muito importante. Porém, não precisa ser um bicho de sete cabeças. 


Resolvi juntar nesse post as dicas que dou para minhas clientes com o objetivo de tornar esse processo de escolha o mais simples possível.



Dica #1: Conforto acima de tudo

Essa dica eu nem preciso explicar muito. Conforto da cliente é a minha maior prioridade em um ensaio. Particularmente, eu classifico o conforto em dois tipos:


• Conforto físico: Escolher roupas e sapatos que não apertam, não machucam e que te dêem liberdade de se movimentar, sentar e levantar sem causar transtorno.


• Conforto emocional:O que você se sente bem usando? Não adianta usar uma roupa linda, mas que não tem nada a ver com a sua personalidade. Vale lembrar que o objetivo do ensaio é contar a sua história e usar roupas que você realmente goste é um capítulo muito importante dela.






Dica #2: Considere primeiro a locação do ensaio

Antes de mais nada, é preciso definir o local onde vai ser o ensaio. A partir daí, saberemos as cores da locação e o tipo de roupa que o lugar ‘pede’. 


Digamos, por exemplo, que fôssemos fazer um ensaio urbano, no centro do Rio de Janeiro e você usasse um traje de festa. Ou que o ensaio fosse feito na praia e você usasse salto alto na areia. Não faria sentido, né? Além disso, também seria desconfortável.


Sabendo as cores predominantes do local também fica mais fácil de escolher as cores que você vai usar. Queremos criar contraste nas imagens, dar destaque a você e evitar que a locação te “ofusque” nas fotos.


É claro que essas “regras” podem ser quebradas de acordo com o conceito do ensaio, mas ainda assim, é muito importante combinar a locação com as roupas para que o ensaio decorra o mais confortável possível.






Dica #3: verifique o que você já tem antes de comprar roupas novas

A gente adora dizer que não tem o que usar, não é verdade? Acredite, eu também sofro desse mal…


Mas antes de sair gastando todo o seu dinheiro em brusinhas, dê uma boa revirada no seu armário e olhe com carinho para todas as peças. Essa dica parece boba, mas por diversas vezes esquecemos o que tem no nosso armário e aí compramos uma peça igual ou muito parecida com algo que já temos em casa (quem nunca?).


Você também pode checar o armário das pessoas mais próximas a você e pedir uma peça emprestada que combine com algo que você já tem.


Se não tiver jeito, busque primeiro em brechós (físicos e virtuais), já que eles são a opção mais sustentável e econômica, antes de partir para o shopping.


Esse casaco cinza na verdade é meu, mas levei no dia porque achei que ia funcionar com o look que já tínhamos combinado antes. Deu super certo!


Dica #4: Busque referências, mas use-as do seu jeito

Quando se trata de referências, o Pinterest é seu melhor amigo. Você pode usar como palavra-chave tanto um estilo que goste quanto uma peça que você quer muito usar. Por exemplo, “looks básicos” ou “looks com calça pantacourt”.


Mas lembre-se sempre de usar a referência como ponto de partida ao invés de copiar o look, sempre adaptando para o que mais tem a ver com você.


Caso não saiba por onde começar, tenho uma pasta no Pinterest com alguns looks simples e fáceis de adaptar. Clica aqui pra dar uma olhada.



Dica #5: Você não precisa de muitos looks

Essa é uma grande dúvida, especialmente de quem nunca foi fotagrafada. Particularmente, eu não gosto de fazer muitas trocas de roupa, porque eles quebram o ritmo do ensaio.


Eu acredito que dois looks são mais do que o suficiente. Às vezes, um look só já é o bastante. Nesses casos, gosto de pedir pra pessoa levar uma terceira peça (um kimono, uma jaqueta, etc) que faz parecer que já é um look completamente diferente.


A terceira peça dá a sensação de ter trocado de look, apesar de ainda ser o mesmo.


Dica #6: Sobre as cores

É importante levar em consideração quais cores ficam bem no seu tom de pele, além das cores presentes na locação. Em geral, assim que definimos a locação, eu já indico as cores que ficarão harmônicas para a cliente usar.


Algumas orientações gerais que já servem para muitas situações:


• Evite roupas brancas em ensaios externos. O branco reflete toda a luz solar e as roupas ficam “estouradas” nas fotos (ou seja, perdem os detalhes).

• Para pessoas de pele muito clara o ideal é usar roupas de tons neutros e evitar cores muito vivas. Na luz do sol, a cor do tecido é refletida para a pele, deixando-a com um aspecto nada natural.

• Na dúvida, vá com os tons neutros. Não tem erro!

 Você pode usar o círculo cromático para montar sua combinação de cores. Na imagem abaixo, um exemplo de várias combinações que podem ser feitas a partir do círculo.


Exemplo de combinação de cores análogas. As cores vinho, laranja e amarelo, todas presentes no look, ficam juntinhas no mesmo lado do circulo cromático.


Dica #7: Sobre os calçados

Lembra que conforto é a prioridade? Portanto, tênis, sandálias rasteiras ou de salto baixo e quadrados são os queridinhos aqui. Sandálias de salto alto e/ou fino, que apertam o pé, que dão bolha etc são os grande vilões. Vale até ir de chinelo e fazer o ensaio descalça (se o local for adequado pra isso), só não vale é ficar sentindo dor sem necessidade.



Dica #8: Sobre maquiagem, cabelo e acessórios

Vale aqui a regra do conforto: com o que você se sente bem? 


Acessórios são opcionais e podem ser tanto acessórios pessoais (jóias, relógios, óculos e etc) como acessórios de cena (que chamamos de props). Os acessórios pessoais vão depender muito do que você gosta de usar. Os props (que podem ser um buquê de flores, placas com nomes e sapatinhos de bebê, no caso das gestantes) serão combinados de acordo com o conceito de cada ensaio, mas eles não são necessários.


Quanto a cabelo e maquiagem, aconselho sempre algo simples e que você tenha o costume de usar no dia-a-dia. Isso também pode variar de acordo com o que for combinado em relação ao conceito e locação do ensaio.



Dica #9: Peça ajuda à sua fotógrafa

Por último, mas não menos importante: se tiver dúvida, consulte sua/seu fotógrafa(o). Mesmo não sendo expert em moda, nós temos a visão treinada para perceber o que combina esteticamente e fazer os ajustes quando necessário.


Eu costumo trabalhar com uma espécie de consultoria antes do ensaio, ficando disponível por e-mail e whatsapp para responder as dúvidas sobre todos esses pontos que foram mencionados. Esse processo de ajustes prévios ajuda a cliente a ter mais autoconfiança no dia do ensaio por saber que tudo já foi resolvido com antecedência. Na hora do ensaio, é só relaxar e curtir a experiência.


Espero que essas dicas te ajudem a escolher as melhores roupas para o seu ensaio fotográfico sem estresse. Caso tenha ficado alguma dúvida, fique à vontade para me mandar uma mensagem no instagram ou no whatsapp. Eu terei o maior prazer em te responder!


Caso queira ver mais sobre o meu trabalho e o meu dia-a-dia de fotógrafa, me acompanhe no Instagram.


Te desejo muita luz,

Letícia Dutra.